terça-feira, 31 de maio de 2011

Fashion Rio: Salinas Verão 2012.

O desfile da Salinas no Fashion Rio trouxe um batalhão estelar de modelos: Isabeli Fontana, Aline Weber, Viviane Orth, Daiane Conterato, Ana Claudia Michels e Carol Francischini são alguns nomes que vestiram a moda praia da grife. A coleção apresentada é para todos os gostos, mas não para todos os corpos. Os biquínis surgem com tirinhas superfinas e cinturas superbaixas ou superaltas que cobrem até o umbigo - lembrando o clássico "maiô de duas peças" que nossa avó usava nos anos 50.

O lacinho e o tomara-que-caia voltam com tudo, também nos maiôs. Estes, aliás, estão ultrarreveladores, com grandes decotes nas costas e cavadíssimos nas laterais.


Vestidos, macacões e saídas de praia vêm muito largas como complemento dos biquínis, formando um look pronto para um evento pós-praia. Os chapéus estão com tudo, especialmente aqueles que misturam um design meio viseira, meio bandana, meio lenço, meio... chapéu.

As cores serão fortes, como laranja, azul, vermelho, roxo. E as peças lisas vão ficar longe do sol, se depender da Salinas, que investe nas estampas gráficas e orgânicas, como as de pássaros e coqueiros.

1º Dia de Fashion Rio 2nd Floor Verão 2012



Na temporada primavera verão 2011 2012, a 2nd Floor reservou para a moda feminina peças sensuais, mas com um toque de descontração como vestidos que simulam sobreposições de várias peças em uma alusão aos quitóns – nome dado às túnicas usados na Grécia Antiga -, além de modelos acinturados, de corte reto ou com drapeados no busto e no quadril. Saias de cintura alta plissadas, shorts curtos, casaquetos estruturados nos ombros também são opções que foram trazidas pela marca em seu desfile no Fashion Rio. Já para o menswear despontam no mix peças de alfaiataria que vêm lado a lado com calças cropped e bermudas acima do joelho.

Fashion Rio: Totem Verão 2012



O desfile da Totem no Fashion Rio teve a presença da nova queridinha de grifes como Balenciaga, Aline Weber, que abriu e fechou a apresentação. Para a grife de Fred d´Orey, a sensualidade feminina vai ser toda concentrada na nudez das costas, que pode vir totalmente descoberta ou marcada por um generoso corte nadador. As saias longas, tops, calças e vestidos são comportados e praticamente escondem pernas e o colo. A peça chave da coleção foi o macacão, que vem comprido ou curto, mas sempre soltinho (privilegiando o tal decotão nas costas).

As cores escolhidas pela marca mostram claramente um belo dia ensolarado. O amarelo reflete o sol, o azul remete a um céu limpo de nuvens, o laranja é o pôr-do-sol... Aliás, a mistura de cores é a maior ousadia da coleção. A Totem mostra que é possível combinar todas essas cores em forma de listras ou estampas de temas marítimos. Os tecidos escolhidos são tão leves, que é possível observar isso de longe: seda, algodão e malha.

Para homens e mulheres, os lenços são consenso na coleção e estão presentes em todos os looks, em cores quentes em tie-dye. Outra tendência que serve para os dois gêneros é o comprimento das calças, todas na altura da canela. Os cortes também não distinguem o gênero e são retos. Assim como no desfile da grife 2nd Floor, a Totem também aposta na volta das camisas de tela.

Fashion Rio: Pantachou. Verão 2012.

Patachou no Fashion Rio ousou na combinação de estampas. Para a grife, a mulher é clássica, mas moderna ao sobrepor duas estampas completamente diferentes, expressivas e nada complementares. E o fato de o look parecer pesado não é um problema. A ausência de decotes, os comprimentos comportados e as peças largas (compostas de camisas de botão e bermudões) trazem um visual despreocupado com a "obrigação" de exibir o corpo durante o verão, mas constroem uma mulher chique e clássica, com um toque masculino.




A saia lápis pode ser combinada com camisões e blusas mais justas, na altura da coxa. A não ser pela leveza do cetim, a grife usa e abusa de tons escuros em algodão estruturado - como azul royal e preto - e não tem cerimônia em trazer manga comprida. Macacões e vestidos que parecem ter sido confeccionados a partir de lenços dão graça e feminilidade à coleção.





segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fashion Rio: Alessa Verão 2012.


O desfile da Alessa marcou a abertura da edição do verão 2012 do Fashion Rio, nesta segunda-feira (30). Brilhos, degradê, bordados, flores, cores quentes somadas a frias... Para a grife carioca, é possível misturar todos esses elementos em um só look. A predominância foi de vestidos esvoaçantes, de tecidos leves como cetim e crepe de seda - quanto mais soltos, melhor. Mas sempre marcados pela sensualidade de fendas ou mangas cavadas, que revelam parte dos seios ou a lingerie. Quem não for muito adepto das túnicas, pode usar cintos de couro para marcar a cintura. Estampas gráficas não têm vez na coleção, que traz desenhos florais e misturas de cor que remetem ao pôr-do-sol.







Acessórios nada discretos complementam o visual. Quem usa óculos de grau, pode abusar das cores e das armações "de gatinho", uma referência aos anos 60. Os brincos vêm pendurados e ajudam a marcar o visual. Sapatos de camurça e de salto altíssimo, nas cores preta e cáqui. As ombreiras também fazem parte da coleção, mas a diferença é que em 2012 não serão feitas de espuma. Elas serão modeladas como dragonas militares através de penas e flores. E o comentário entre a plateia que acompanhava o desfile era de que o casamento real de Príncipe William e Kate deixou heranças no Brasil; chapéus de formatos exóticos - feitos em papel - completam o look ensolarado.







Fashion Rio: Acquastudio Verão 2012.

O desfile da Acquastudio no Fashion Rio foi marcado pela elegância e referência artística. Inspirada nos quadros de Mondrian, a coleção trouxe alternância de tons nude na base e alguns quadrados coloridos em sobreposição. A geometria do pintor holandês também veio marcada nos recortes, que, conceitualmente, marcaram ombros, cinturas e quadris das modelos, como uma obra tridimensional. Os tecidos variam entre o rústico e o leve: cordas (ou teares manuais), organza, gazard e tule de algodão.

Se depender da grife, as franjas vêm com tudo no verão 2012. O elemento aparece de maneira sofisticada, em todo o comprimento de vestidos longos e na manga de uma blusa, com cores marcantes ou em tons pasteis. As carteiras de madeira perdem o ar de simplicidade também com a presença das franjas.





A costura dos tecidos é simples e inacabada, dando um ar rústico à coleção sofisticada, cujo principal foco são os vestidos de festa. Alguns deles, inclusive, são formados por espécies de retalhos recortados em formato de quadrados ou triângulos, que, sobrepostos, dão origem a uma peça inteira. O tomara que caia vai ser presença constante na estação. Para os dias mais frescos, um bolero pode complementar o look, predominantemente em cores românticas, como rosa chá, azul claro e amarelo. O preto, quando aparece, é em forma de sobreposição com alguma transparência ou nas já citadas franjas. Nas raras peças bordadas, a presença é de canutilhos - também em gargantilhas - e paetês, mas a simplicidade é a marca da elegância, que pode trazer barriga de fora, desde que revele somente a cinturinha. 





Fashion Rio: Backstage da Acquastudio Verão








Daqui a pouco vou da todos os detalhes do desfile e minha opinião.

Lea T. de Biquíni

Lea T. fotografa de biquíni para BlueMan...


Lea T. fotografou a campanha da grife BlueMan nesta segunda-feira (30), na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A modelo transexual, que é filha do ex-jogador de futebol Toninho Cerezo, posou de biquíni e maiô para as fotos.

Ela fotografou em poses quentes ao lado de um modelo, de quem também sentou em cima dos ombros. O ensaio foi comandado pelo badalado fotógrafo de moda Terry Richardson.

Lea T desfilará de biquíni pela primeira vez nesta semana. Ela subirá às passarelas do Fashion Rio pela marca, na quarta-feira (1).“Desfilar de biquíni me assusta mais que o sofá da Oprah”, contou a modelo em entrevista à revista "Serafina", publicada no domingo (29).

“Esconder os órgãos sexuais é o que menos me preocupa. Conheço vários segredinhos das ‘trans’ mais velhas que dão super certo. É o básico, a gente prende para trás, como todo garoto faz de brincadeira uma hora ou outra”, disse.





Sacha Walckhoff para Lacroix

Depois de mais de 25 anos apresentando e ditando tendências estampadas e coloridas, Christian Lacroix deixa o cargo de diretor criativo da marca homônima. Quem assumiu foi seu braço direito, que, por 17 anos, estava ao seu lado – Sacha Walckhoff. Com o objetivo de reascender a chama da marca, o novo diretor começou bem devagar: lançou produtos para decoração, artigos de papelaria e, agora, uma coleção masculina. Com o título de “Les Garçons Migrateurs”, o trabalho foi inspirado nas migrações das aves durante o inverno. Tudo, claro, com um toque de dandismo. Confira algumas fotos